top of page
Blogs.png

ESTAR E SER

  • Foto do escritor: JEFFERSON LIMA
    JEFFERSON LIMA
  • 7 de fev.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 13 de fev.


ree

“Não adianta ter mestrado ou doutorado e não cumprimentar o porteiro. Seja humano!”


Já faz alguns anos que essa frase vem circulando no Facebook, no Instagram, no WhatsApp e, por fim, invadiu o LinkedIn, que, nos últimos tempos, se "facebookeou" – mas isso é assunto para outro texto. O que me traz aqui é o impacto que tal verdade tem causado nestes tempos de superficialidades.


Outra frase famosa, atribuída ao imperador romano Júlio César, diz que: “A mulher de César deve estar acima de qualquer suspeita. À mulher de César não basta ser honesta; deve parecer honesta.” No entanto, algumas atitudes parecem nos direcionar para o princípio inverso: “não é necessário ser; basta parecer.”


Durante algum tempo, trabalhei em um escritório onde um dos funcionários era bastante discreto e retraído em relação à equipe. Atendia a todos quando solicitado, mas com um tom que parecia dizer: “Só isso, né?”, o que já contribuía para afastar as pessoas. No mais, ficava no seu canto, fazendo o seu trabalho sem maiores interações. Chegava sem dar bom dia, saía sem se despedir e tratava os assuntos inevitáveis do trabalho sempre de forma protocolar. Tudo bem, afinal de contas, há pessoas introvertidas, melancólicas, e estas devem ser respeitadas na sua individualidade.


Porém, bastava que, ao transitar pelos corredores, encontrasse alguma funcionária responsável pela limpeza do escritório, para que o leque do pavão se abrisse vistoso. Eram tantas mesuras e salamaleques ao cumprimentar a funcionária, que a coitada se sentia encabulada e intimidada. Todos no escritório podiam ouvir a voz do sujeito, não importava o quão distante ele estivesse das baias de trabalho. A ele importava parecer um cara legal. Fazia questão de ser visto como alguém que trata bem os mais humildes, que tem deferência pelas pessoas.


E, de tanto observar o comportamento humano, num eterno aprendizado de “como não ser,” passei a desconfiar das pessoas que usam muitos adjetivos, que tratam os outros por vocativos como “meu amigo,” “meu querido,” “meu chegado” e por aí vai. Quando sou tratado assim, sinto arrepios até nos pelos da testa.


Essa é uma atitude quase caricata, porém real, de alguém que quer se vender, se mostrar de uma forma que não condiz com sua essência.


Algo aqui te lembra a parábola do fariseu e do publicano, contada nos Evangelhos? Qualquer semelhança é mera coincidência. Ou não!


O chamado aqui é para que possamos refletir se as nossas ações condizem com a essência que trazemos. Qual é a nossa verdade? Até onde somos sinceros e quando derrapamos na ânsia de impressionar? Estamos fazendo parecer o que realmente somos ou apenas embalando, em papéis bonitos, um monte de nada?


Acabo de me lembrar de uma canção do Itamar Assumpção, que indico ouvir no belo dueto de Zélia Duncan e Martinho da Vila...


“É de estarrecer...estar e ser em inglês é a mesma coisa, assim como você pode ser e não estar você pode estar e não ser...estar e ser parece a mesma coisa, mas não é.”





Não se esqueça de deixar um comentário, e seguir nossas redes sociais:





ree

14件のコメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
ゲスト
2月14日
5つ星のうち5と評価されています。

“Estar e ser parece a mesma coisa, mas não é .” E não é mesmo! Uma pena que, nesse universo tão raso que estamos vivendo, as pessoas não consigam compreender isto. Muito bom seu texto! Carla

いいね!
Jefferson Lima
Jefferson Lima
2月21日
返信先

Uma pena, Carla! Que possamos fazer a diferença! Abração!

いいね!

Maria Anésia
2月13日

Jefferson, seu texto me fez lembrar aquela pergunta polêmica nas escolas: ser e estar. Qual a frase correta? Sou diretora ou estou diretora, sou prefeito ou estou prefeito? Fico com a segunda.

いいね!
Jefferson Lima
Jefferson Lima
2月13日
返信先

Perfeito, Maria Anésia! E que o nosso estar não seja usado corromper o nosso ser!

いいね!

Beto Nicou
Beto Nicou
2月10日
5つ星のうち5と評価されています。

Jefferson, seu texto é um baita lembrete da importância de ser autêntico e verdadeiro. Em um mundo onde 'parecer' é mais valorizado do que 'ser', suas palavras nos fazem pensar sobre quem realmente somos. Às vezes, mais é menos, e vice-versa. Ao refletirmos sobre a essência das nossas ações, é importante lembrar que suposições podem ser perigosas e levar a conclusões erradas. Que possamos sempre buscar a verdade nas nossas interações. Valeu por compartilhar essa reflexão tão necessária! Bendita Existência!

いいね!
Jefferson Lima
Jefferson Lima
2月10日
返信先

Obrigado pela leitura atenta, meu amigo! Que a autenticidade seja a nossa busca diária, nesse aprimoramento constante enquanto seres humanos. Abração!

いいね!

Maria Pupa
2月08日
5つ星のうち5と評価されています。

Parabéns pela ousadia de trazer esta reflexão sobre a maneira de lidar com o outro. Respeito é fundamental

いいね!
Jefferson Lima
Jefferson Lima
2月08日
返信先

Pupa, fundamental e, infelizmente, anda tão em falta! Não podemos deixar de chamar a atenção para isto!

いいね!

ゲスト
2月08日
5つ星のうち5と評価されています。

Jefferson sempre nos encanta com sua escrita e nos traz reflexões: como nós humanos somos contraditórios. Eu me lembro de a minha avó falando fulano é soberbo, quando era de pouca conversa com os colegas. Ou então aquele ali come couve e arrota lombo, quando queria aparecer o que não era. Somos uma caixinha de inesgotável surpresa. Parabéns, Jefferson.

いいね!
Jefferson Lima
Jefferson Lima
2月08日
返信先

Conheço bem essas expressões, minha mãe também as usa! O ser humano e suas condições...

いいね!
bottom of page