top of page
Blogs.png

VALIDADE DE UM SÍMBOLO NACIONAL

  • Foto do escritor: MARIA ANÉSIA
    MARIA ANÉSIA
  • 9 de mai.
  • 4 min de leitura

ree

Não tenho dúvidas! Naquele momento longínquo, às margens do Riacho Ipiranga, o ar de liberdade exigiu a ideia de se criar símbolos que fossem o  retrato do Brasil. E um deles foi denominado de Bandeira Brasileira. Deram-lhe cores, certos de que essas cores tivessem significados eternos.


Aprendi na escola que o verde, tão verde das matas virgens, está no retângulo de nossa bandeira. Que a esperança de uma terra forte, viva, onde tudo que se plantasse dava frutos, nunca tivesse fim. 


- Que ingenuidade, que fragilidade! Aconteceu.


O Homem, imagem e semelhança de Deus, alma viva,  raciocínio lógico, pensamentos, é o causador da desgraça do planeta. Põe fogo nos biomas, corta árvores, acaba com a morada dos animais. Estes, desnorteados, se tornam urbanos e sem alegria. Abusam das águas em estado de pureza para atender à mineração. Dorme em berço esplêndido, a minoria, sem se lembrar que a ganância traz vida e morte. Morte instantânea, inocentes de Mariana e de Brumadinho em Minas Gerais. 


- Não esqueci de você, professora.


- Estão vendo esse losango amarelo aqui? A bandeira hasteada na parede.


- É a riqueza de nosso país. O Brasil é muito rico, riquíssimo. Ouro em toda parte. 


Eu assentada na cadeira bem quietinha, ouvia apenas. Hoje, escrevo perguntando a mim mesma e a você. 


- De que vale tanta riqueza se muita gente já morreu de fome e sem um tratamento médico? 


Bem que a ciência podia sondar o cérebro humano e descobrir o porquê dessa burrice ou dessa obsessão pelo dinheiro que torna o homem egoísta, distanciando de si mesmo.


 - Os indígenas beberam água contaminada por restos de minérios por um bom tempo. O que se viu, foram crianças de pernas sequinhas sustentando uma barriga enorme, perto de pipocar. E a morte os vigiando. Levaram muitas.


- Uma infinidade de gente analfabeta. Pode até nem acreditar, mas ainda existem pessoas que não sabem ler e nem escrever. Nem o seu nome. Acreditam em tudo, em todos. Até virar jacaré se vacinar. Adoram deuses terrestres e fazem o que eles mandam. Não se importando que a barriga ronca de fome ou ficar em uma fila cinco horas em um pronto-socorro. Mais elegante seria falar demora-socorro.


Há diferentes formas de riqueza. Riqueza de espírito e benevolência, a saúde é primordial, a matéria é a mais sedutora. E ao homem a quem Deus deu inteligência e poder, não entende a linguagem e o significado da natureza, a perfeita riqueza. O capitalismo o seduziu e o tornou lobo do lobo. O dinheiro é sua força motriz capaz de ignorar seu próprio sangue. Um manda e corrói, o outro é submisso e aceita. Ainda hoje, explodiu o maior escândalo de uma instituição, O INSS que deveria continuar verde. Consumiu, às escondidas, o sangue de trabalhadores queimados pelo sol tropical de verão, lhes restando migalhas, mal para o sustento. Outros, sob ordens de ditadores capitalistas. 


-Dói, né gente. E depois fingem não saber de onde vem a violência, ou seja, uma revolta, um ódio pecador. 


- E a professora dizia: - O azul é o céu. 


Digo que a terra é também um céu. Aqui mesmo viveria um céu se não houvesse tanta roubalheira e desigualdade social. Não sei, parece que uma luz do céu ( 01) desceu para o (02) e a justiça está sendo feita.


_ Prestem atenção aqui, meninos... Branco simboliza a paz. 


Foi o que se imaginou no ato da Independência em 7 de setembro e logo após na Proclamação da República em 1889. Acho que a cor preta representada pelos escravos e a Imagem de Nossa Senhora Aparecida traz muito mais paz. O suor do negro é que elevou o Brasil e o tornou mais gigante ainda. Eu gosto. E essa miscigenação impecável! Povo de diferentes cores. E aceitar isso é fantástico. O Brasil deve mesmo ser chamado de rico.


 - Meninada, o que está escrito nessa faixa que corta o azul?


Ordem, se não fossem alguns bons políticos e uma sociedade educada e de bons princípios. Não vou citar nomes porque ninguém governa sozinho. Só sei que entre 2022 e 2023, por um triz e O Brasil seria uma ditadura. Essa por sua vez não impõe ordem e sim morte e tortura.


“Progresso, ô palavra valiosa”! Significa povo que caminha, dinâmico, inteligente, trabalhador, que estuda e se educa. Pena que os herdeiros da corrupção envergonham a todo vapor. É ladrão roubando e dizendo na cara dura que é honesto, que congrega uma igreja santa.


Dá vontade de rir até cair. Têm mais santos do que trabalhadores. E os assalariados se matando para darem voz e poder aos deuses terrestres. Passou aí o grande dia, “Dia do Trabalhador”.Não é ruim, merecido, trabalhar é sinônimo de progresso.


 A terra de Santa Cruz vai caminhando. Celebrar o “Dia das Mães” é engrandecer as mulheres de todo lugar. Presentes, encontros para um abraço de muito tempo. Ainda é pouco para aquela que é o pilar de seus lares. E lá fora não ser compensada como os homens. Igual por igual. E por ser mulher, nunca fosse estuprada e desrespeitada por um homem. Não haveria gravidez indesejada, seguida de abortos.


Nesse mundo conturbado pelas drogas, o maior presente de uma mãe seria jamais receber um filho drogado em casa.


- Pergunto, os homens são mesmo humanos?


Acabo de apresentar a Bandeira Brasileira. Os Estados, A União brilham dentro dela. São verdadeiras estrelas que ora acendem ora apagam.





Não se esqueça de deixar um comentário, e seguir nossas redes sociais:





ree

Posts Relacionados

Ver tudo

4 comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Convidado:
30 de mai.
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

Uma das coisas que mais me incomoda é ver como nossas cores e símbolos foram "usurpados" para criar divisões ao invés de unidade. Beijocas, Carla Kirilos

Curtir

Jefferson Lima
Jefferson Lima
12 de mai.

Infelizmente os símbolos nacionais foram praticamente esquecidos. Ainda me lembro de quando aprendi sobre cada um deles na escola da minha infância. Hoje, a bandeira, o símbolo mais popular, teve o seu significado completamente deturpado - ao ponto de retirar de nós o orgulho de ostentá-lo. Que pena que seja assim! Que bom que você nos trouxe esta reflexão, Anésia!

Curtir

Ilma Pereira
11 de mai.
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

Muito interessante seu texto, me fez refletir sobre, quando era professora, o quanto tentava explicar o significado dos símbolos nacionais aos alunos. Infelizmente, nossa bandeira tem servido a todo tipo de propaganda, e às vezes do lado de quem foge quilômetros de seu ideal democrático.

A bandeira nacional é de todos! Sigamos!

Parabéns pelo texto!

Curtir

Convidado:
10 de mai.
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

Quanta manipulação política se encontra dentro das escolas!

E levamos anos para descobrir toda a farsa que alimentou nossos dias escolares.

Namastê!

Curtir
bottom of page