top of page
Blogs.png

DEZEMBRO

  • Foto do escritor: ILMA PEREIRA
    ILMA PEREIRA
  • há 6 dias
  • 3 min de leitura
ree

A chuva forte cai lá fora. Agradeço a Deus a casa segura e peço pelos que, no mesmo momento, correm da morte fugindo de suas próprias casas. A chuva vem, lava tudo, às vezes leva tudo de quem pouco tem, porém traz a fartura na lavoura e o renascimento dos rios. Então, que venham  abençoadas chuvas.


Não tem jeito. Dezembro traz melancolia. Presa dentro de casa, hora de faxinar todos os cantos e de me horrorizar como fui acumuladora este ano. Sempre bate aquele dilema: recordação ou doação?


Descubro que bebi na mesma fonte que meus pais e avós: quero reter o tempo nos brinquedos, roupinhas, cadernos e livros da infância longínqua das minhas crias. Mas vou me desfazendo aos pouquinhos e aumentando a cota das doações. Não sem derramar algumas lágrimas, porque, afinal, não somos todos prisioneiros do tempo?


Ainda bem que montar a árvore de Natal e o presépio ainda são eventos festejados. Sou do interior de Minas, de Jaboticatubas, e foi lá que aprendi a montar meu presépio: animaizinhos, pequenos brinquedos, objetos que um dia foram amados pela família fazem parte de um cenário que tem, como principal ator, o menino-Deus, que ocupará um lugar de destaque, em meio a todas aquelas lembranças no alto de uma colina. A seu lado, surge bela e iluminada árvore para nos ajudar a celebrar a vida, as conquistas, as dificuldades passadas e nos lembrar de que quem mais deve brilhar é o menino Jesus, que só será colocado no presépio à meia-noite do dia 24 para 25 de dezembro, seu nascimento.


De repente, Simone ataca:


“Então é natal,

e o que você fez?”...


Não tem como não rir desse meme, afinal todo ano nessa época, a música toca à exaustão, mas ela cumpre seu objetivo: buscar lá na memória aquelas remotas e esquecidas resoluções de Ano-Novo. Sofro.  O que estava desejando?


Não emagreci um grama,  mas aprendi e servi à minha família receitas deliciosas. Porém, tenho a meu favor: abandonei o sofá e passei a praticar atividade física quase que diariamente. Hoje sou atleta do Câmbio, um jogo para quem tem 50 anos ou mais.


Não agi como Ebenezer Scrooge, personagem de Dickens, avarento e sovina,  portanto não economizei o tanto de dinheiro que queria, mas guardaremos para sempre as maravilhosas viagens que fizemos em família.


Fundei um clube de leitura com os atletas que jogam Câmbio comigo e participei de mais 7 grupos de leitores. 


Conheci novos amigos e celebrei os antigos, mas bem menos do que gostaria. 


Lancei um livro que tem feito muito sucesso  e li outros 44.


Quanto à escrita, esse foi um ano que procrastinei muito, mas agradeço ao blog Bendita Existência por me lembrar que escrever é preciso e de cumprir com as datas. Nada como ter um incentivo desses.


Então, fiz um afago em minha cabeça, já pensando na minha lista de resoluções vindoura.


Que em 2026 não deixemos de sonhar, mas sejamos gentis conosco, porque o tempo cobra seu preço, porém a vida é boa. 


Como nos disse Guimarães Rosa:


“A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem.”


Bora viver e ser feliz, mas com ânimo e determinação.


Feliz Natal e próspero Ano Novo para todos.


Grande abraço!






Não se esqueça de deixar um comentário, e seguir nossas redes sociais:





ree

Posts Relacionados

Ver tudo

19 comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Convidado:
há 2 dias

Lindo texto, Ilma. Recordação e reflexão sobre o Natal e uma retrospectiva do que foi ano. Mas se você escreveu um livro maravilhoso que está fazendo sucesso e leu outros 44, você já recebeu seu presente de Papai Noel antecipado. Eu também acho os dias que antecedem o Natal melancólicos. Um abraço e um feliz 2026 pleno de inspiração e sucesso.


José França


Editado
Curtir

Roselma Ferreira Diniz
há 2 dias
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

Ilma chuva de bençãos para você! Que 2026 seja 100%! Que o Presépio nos traga o espírito verdadeiro no Natal, é uma riqueza que envolve o nascimento do Menino Jesus. É muito interessante aprofundarmos na beleza, que é Nosso Senhor Jesus Cristo!

Curtir

Convidado:
há 3 dias
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

Feliz 2026 e que aos poucos atinja seus objetivos. Grata por trazer Guimarães Rosa.

Me envolver com o mundo dos jagunços roseano foi uma meta realizada que trouxe boas reflexões, trocas de experiências e novas amizades.

Curtir

Clarice Soares Barreto
há 5 dias
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

Ah! Ilma! Coisa linda e boa de se ler!

Gostei do "prisioneira do tempo" e agradeci não mencionar os 44 livros do ano. Hehehe

Deu saudade de tudo junto com você, a coragem do Guimarães e a vontade de ser gentil comigo mesma. Feliz natal e um ano novo de muitas leituras e mais grupos! (Meu Deus, 7!!!)

Curtir

Rafaella
há 5 dias
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

👏👏👏👏🎄

Curtir
bottom of page