top of page
Blogs.png

ESTE NÃO FOI UM ANO FÁCIL...

  • Foto do escritor: TEREZINHA ARAÚJO
    TEREZINHA ARAÚJO
  • há 1 dia
  • 2 min de leitura

Teve dias longos, noites silenciosas e momentos em que o coração precisou ser mais forte do que o corpo. Houve planos adiados, expectativas quebradas e caminhos que precisaram ser refeitos em meio a caminhada.

ree

A vida nos convocou ao que não planejamos. Houve perdas, frustrações e silêncios que não cabiam nas palavras. Momentos em que o eu precisou reconhecer seus limites, e o ideal de controle teve que ceder lugar à experiência do real. Um real que não encontra palavras, mas, curiosamente, ao olhar com mais cuidado, percebemos: em nenhum momento estivemos sós.


A psicanálise nos ensina, que é justamente quando as defesas falham que algo verdadeiro pode emergir.


As dificuldades deste ano tocaram feridas antigas, reativaram medos, expuseram fragilidades. Mas também abriram espaço para perguntas mais honestas: o que, e quem realmente me sustenta? de onde vem a força quando o eu já não dá conta? E foi nesse ponto que mais uma vez, vivi uma fé genuína, não era fuga, mas amparo.


PRESENÇA DE DEUS


Deus esteve presente não como solução mágica, mas como presença constante e muitas vezes se fez presente através de amigos e irmãos, que foram socorro, sustento, abrigo e abraço que acolhe...Ele se manifestou na escuta de alguém, ou no choro que finalmente encontrou permissão.


Esteve presente como Aquele que sustenta quando nos sentimos divididos, cansados ou perdidos. Esteve no “vai passar” que virou oração, no cansaço que ensinou limites, e até nas pausas forçadas que nos ensinaram a nos escutar. 


Deus esteve presente abrindo portas inesperadas que trouxe alívio, na força que surgiu quando já não havia mais força humana, na alegria do que parecia ser peso, no desafio enfrentado em meio a tantas dificuldades.


As dificuldades foram muitas, sim. Mas os aprendizados foram maiores. Aprendemos a confiar mais do que controlar. A pedir ajuda sem culpa, sem vergonha. A respeitar o tempo, o tempo de Deus. Aprendemos que nem tudo precisa ser entendido para fazer sentido. Porque quando há fé e elaboração, até o inexplicável pode se transformar em sentido.





Não se esqueça de deixar um comentário, e seguir nossas redes sociais:





ree

 

2 comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
José França
há 2 horas
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

"Porque quando há fé e elaboração, até o inexplicável pode se transformar em sentido."

Que frase forte!!!

Na vida nem tudo precisa ser explicado... precisa apenas fazer sentido para nós e em nós. É construir pontes que nos ajuda a ultrapassar os momentos difíceis e nos leve aos mananciais que preencham os vazios deixados pelos tempos difíceis. Que bom Terezinha que Deus foi esta ponte e estes mananciais.

Desejo a você um feliz 2026. Parabéns pelo texto.

Curtir

Jefferson Lima
Jefferson Lima
há 12 horas
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

Discernir a presença do Eterno por meio da presença, do abraço e dos arranjos inesperados, é um bálsamo, uma bênção que vale a pena ser contada e celebrada, Terezinha! Que bom que 2025 valeu a pena, apesar de. Feliz 2026!

Curtir
bottom of page